21.11.2018

Controle suas mercadorias com o giro de estoque

Como-fazer-o-seu-giro-de-estoque

Para que as vendas possam ocorrer tranquilamente e sem nenhum imprevisto, o ideal é que exista um controle das mercadorias. Por isso, o giro de estoque é tão importante. Através dele, a loja consegue encontrar estabilidade com relação a movimentação dos produtos. Confira!

Giro de estoque: o que é?

O giro de estoque é utilizado para mensurar as movimentações das mercadorias dentro de um espaço de tempo e a rapidez com que isso acontece. É através dele que você vai conseguir saber quanto tempo um produto permaneceu no estoque antes da venda.

Ficar atento ao capital de giro da loja ajuda a aproveitar melhor o fluxo de caixa, já que os produtos que possuem baixa rotatividade são determinados como dinheiro que não circula. Depois de identificar quais são os produtos que não estão sendo vendidos, é a hora de pensar em ações para alavancar as vendas e assim, obter lucratividade.

Quer saber a contagem ideal do giro de estoque? Baixe nosso e-book para descobrir e obter informações importantíssimas para a gestão da sua loja.Como-fazer-giro-de-estoque

Controle as entradas e saídas

Saiba administrar as entradas e saídas dos produtos do seu estoque, preferencialmente opte por um sistema informatizado para ter um melhor comando. Essa parte é muito importante, pois o controle ajuda a observar as entradas e saídas dos produtos, fornecedores e muito mais. Depois disso, é importante organizar estratégias para que ocorra o giro do estoque.

Acompanhe as entradas e saídas do seu estoque

Mesmo que o seu estoque não seja tão grande, é importante ficar atento quanto ao seu desempenho através dos indicadores. Eles ajudam a observar a carteira e o fluxo dos produtos, apresentando falhas, gastos desnecessários e até mesmo os prejuízos. Depois de identificar esses problemas, é preciso aperfeiçoar os processos a fim de melhorar o faturamento mensal.

Tenha um inventário rotativo dos seus produtos

Através do inventário rotativo o lojista consegue escolher os produtos que serão contados diariamente e ver as possíveis falhas que podem estar acontecendo para poder preveni-las. 

Automatize os processos

Ter um sistema de gestão é importante para melhorar o gerenciamento dos seus produtos. Dessa forma, automatizar os processos faz com que você possa ter uma análise completa do seu estoque. Um bom sistema de gestão garante:

Lembre-se: o giro de estoque é importante para sua empresa cumprir adequadamente suas metas e manter-se competitiva no mercado.

voltar